• Orc'estra Gamificação

Vale a pena mesmo investir em gamificação?

Atualizado: Set 18


A gamificação ainda é um mistério para muita gente que não consegue entender de forma concreta como esse método cumprirá as promessas de maior engajamento e resultados. Para ajudar nisso, traremos nesse texto exemplos sólidos, dados e resultados de ambientes com a gamificação presente.


Se você ainda não sabe muito sobre o assunto, o texto O que é gamificação e como ela pode mudar a sua vida (assim como mudou a minha)? te ajudará a entender melhor esse método inovador!


Existe alguma empresa que já melhorou seus resultados com a gamificação?


É um fato que o conceito de gamificação existe a pouco tempo, tendo sido inserida no mundo acadêmico por Nick Pelling em 2002 e tornando-se pública em 2003, mas foi usado realmente só em 2010, o que gera uma quantidade reduzida de dados a respeito do método.


Porém, mesmo com finitos estudos sobre gamificação, já conseguimos ver o quanto essa técnica é eficaz, afinal, jogos estão presentes no mundo há milênios.


No contexto extremamente comum de funcionários com baixo engajamento, empresas como a NTT Data e a Deloitte implementaram recursos da gamificação para formar funcionários com um perfil maior de liderança e com mais entusiasmo sobre seu trabalho e, mesmo tendo sido aplicado há pouco tempo, já possuem resultados concretos que achamos interessante trazer nesse texto.


NTT DATA


Com o pressuposto de que não é possível cultivar o sentimento de liderança sem ser por meio da experiência, a equipe da NTT Data desenvolveu um aplicativo que proporciona uma imersão em diversos cenários onde habilidades de líderes serão desenvolvidas!

A aplicação permite um aprendizado maior sobre diversas áreas de gestão e tem como principal objetivo melhorar as habilidades de negociação, comunicação, gerenciamento de equipes e resolução de problemas.


No primeiro levantamento de dados feito para verificar a eficiência da gamificação aplicada, 70 pessoas haviam finalizado o treinamento feito pelo aplicativo, das quais 50 assumiram papéis de liderança na empresa; 30 ideias foram propostas pelos participantes para melhorar projetos já existentes, gerando um milhão de dólares em receita, além de ter poupados custos para os clientes no futuro!


Também ocorreu um corte no custo de recrutamento de novos funcionários em 500 mil dólares no próximo ano, além do aumento de 40% em satisfação dos funcionários e diminuição de desentendimentos em 30% devido às 220 ações sugeridas pelos participantes do treinamento para serem aplicadas na empresa ao tratarem com clientes.


Somente setenta pessoas participando do treinamento geraram esses incríveis resultados, o que nos dá uma visão bem otimista da aplicação de gamificação em empresas.


Grande parte do sucesso da estratégia adotada está na coerência da gamificação aplicada, que foi muito bem estruturada e vai além de somente pontos, distintivos e rankings (como nós explicamos nesse outro post Gamificação: The "Dark Side" a gamificação deve ir bem mais além).


A aplicação está totalmente alinhada com a framework já usada na NTT Data de engajamento de funcionários, buscando desenvolver a fundo habilidades de liderança crítica juntamente com todos os colaboradores da empresa.


DELOITTE


Já a Deloitte é uma agência de consultoria reconhecida em âmbito mundial que lançou um programa de liderança online (Deloitte’s Leadership Academy - DLA), o qual foi pensado com o propósito de treinar tanto seus próprios funcionários quanto os de seus clientes.


A plataforma foi atualizada recentemente com elementos da gamificação, possuindo missões, prêmios, rankings associados a palestras, cursos, testes e quizzes, por exemplo.


No início da experiência é feita uma customização da plataforma de acordo com as prioridades de aprendizado de cada um, o que ajuda a manter os usuários entretidos.


Mesmo os rankings sendo uma grande parte da gamificação, foi encontrado um modo de evitar a desmotivação que os últimos colocados têm tendência a sentir com um sistema que deleta os dados semanalmente, dando a todos a chance de ocupar as posições mais superiores do leaderboard.


Também há distintivos que são ganhos após o cumprimento de algumas missões, além dos prêmios surpresas - caso você e sua equipe tenham assistido os mesmos vídeos na semana, por exemplo, será cedido um certificado raro.


A plataforma conseguiu resultados bastante positivos, como um aumento em 47% no tráfego do site em comparação a quando o site não era gamificado, além de vários usuários que conseguiram adquirir muito conhecimento ao participar das atividades com mais frequência.



A IMPORTÂNCIA DE TER UMA EQUIPE MOTIVADA

Todos sabemos como um trabalho tem mais chances de ser bem feito quando o autor está motivado e acredita naquele serviço, mas você já parou pra pensar no impacto que essa motivação tem no dia a dia de sua empresa?


Uma pesquisa conduzida pela Gallup no Estados Unidos coletou dados extremos sobre o assunto, concluindo que os trabalhadores engajados em seu serviço correspondem a menos de 30%, enquanto 18% das pessoas, que são descritas como ativamente desengajados, são tão infelizes que minam o serviço dos colegas de trabalho, causando um prejuízo enorme à empresas do país.


Outro levantamento de dados que temos, concretizada pelo grupo Aberdeen, concluiu que as corporações que possuem um programa estruturado voltado ao engajamento dos profissionais conseguem aumentar sua receita anualmente em 15,5%, em comparação a 12% das outras organizações.


A gamificação está sendo um método bastante procurado justamente para melhorar esse cenário, devido a sua eficácia. Uma empresa de pesquisa na área tecnológica, a Gartner, fez um relatório com o dado de que, em 2017, 40% das marcas da Fortune 1000 melhoraram a performance dos seus times a partir do uso de técnicas da gamificação.


Caso você não tenha lido sobre a Fortune 1000 ainda, se trata de um compilado feito pela Fortune Magazine com as 1000 maiores empresas estadunidenses, com base nos seus lucros, então dá pra ter uma visão do tanto que a pesquisa que a Gartner fez é relevante para o nosso contexto.


E para melhorar o ambiente de trabalho ao redor do mundo a gamificação está adentrando e se instalando nas mais diversas áreas do mercado, tanto para tornar melhor a vida do trabalhador quanto para facilitar a vivência do cliente.


Como dito anteriormente, a chave para uma boa gamificação está em sua base, no que a sustenta. Há inúmeros casos de processos gamificados mal sucedidos, já que seus desenvolvedores aplicaram técnicas de jogos sem pensar na motivação que estaria trazendo.


No início de 2019, Yu-Kai Chou, um dos desenvolvedores de uma das frameworks de gamificação mais disseminadas no mundo, afirmou em uma entrevista cedida para a Forbes que

a gamificação está amadurecendo, e estamos vendo uma transição do design de Motivação Extrínseca (recompensas e incentivos) para o de Motivação Intrínseca (tornar as tarefas realmente agradáveis). Isso é importante porque recompensas e incentivos podem motivar uma pessoa a começar a realizar um conjunto de ações, mas a motivação não dura muito tempo se não se balança continuamente uma cenoura na frente da pessoa. A Motivação Intrínseca garante uma motivação de longo prazo porque a própria realização da tarefa parece significativa e gratificante.

Então, não é benéfico se empolgar demais ao ver os dados trazidos aqui e querer implementar uma gamificação de outra empresa no seu problema, pois a personalização é essencial e é o fator que define sua eficácia. Já fizemos um texto no blog falando os seis passos desenvolvidos por Kevin Werbach para fazer com que a gamificação seja bem aplicada no seu contexto, e caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!


A Orc’estra sempre prezou pela qualidade de trabalho de seus membros e isso nos trouxe muitos resultados positivos, por isso recomendamos que se você quiser dar uma melhorada na sintonia e felicidade de sua equipe, dê uma olhada nos posts Motivação 3.0: Qual a maneira de se motivar alguém?, Octalysis, o framework de Gamificação que você precisa conhecer!


Sempre reforçamos a ideia em nossa empresa de que ao trabalhar com gamificação podemos mudar o mundo e que estamos cada vez mais perto de uma vitória épica! Esse é um elemento clássico de como gamificar um ambiente de trabalho!


Para saber mais sobre gamificação e seus benefícios fique a vontade para ler nosso post "O que é gamificação e como ela pode mudar a sua vida", para navegar pelo blog, nos seguir nas redes sociais (Linkedin, Instagram e Facebook), ouvir nosso podcast ou entrar em contato conosco!

63 visualizações

© 2020 por Orc'estra Gamificação. Todos os direitos reservados.

  • iconeFace
  • iconeInsta
  • iconeLinkedin
  • iconEmail
iconeUnB.png