• Orc'estra Gamificação

Por que a capacitação é importante no mercado atual



No primeiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 12%, segundo o IBGE. Assim, o mercado de trabalho está com diversos candidatos procurando novas vagas, então no meio de diversos currículos, como você pode fazer para se destacar?


É nesse cenário que a importância da capacitação se destaca. Ao apresentar habilidades pouco trabalhadas, como as habilidades do futuro, seu currículo se destaca e recebe mais atenção dos empregadores.


Além disso, pesquisas indicam, que a especialização profissional está diretamente relacionada com aumento na empregabilidade e no salário.


Se você ainda não está convencido de que a capacitação é algo importante, nós separamos uma lista com algumas razões para você sempre estar buscando evoluir!


Desenvolvimento de novas habilidades


Muitos profissionais que atuam, exercem cargos que propiciam o desenvolvimento de habilidades práticas e importantes para o mercado. A capacitação pode ser uma forma de aprimorar essas habilidades já adquiridas e gerar uma certificação.


Porém, somente saber fazer e não ter nenhuma forma de comprovar isso antes de ser contratado pode ser um contratempo na hora de ser contratado.


Assim, buscar novas habilidades e registar no seu currículo é muito importante. Além disso, o desenvolvimento de habilidades pode lhe trazer benefícios fisiológicos como: criação de novas conexões cerebrais, redução do estresse, melhorar no gerenciamento de tempo, liberar dopamina (gerando aquela sensação indescritível, como beber água quando está com sede).


Desenvolvimento de soft skills


Com a mudança de gerações o mercado de trabalho, o foco do trabalho mudou, passando de um ambiente Function-Focused Design onde o ambiente é somente sobre o trabalho, para

o Human-Focused Design, onde o foco é o desenvolvimento pessoal dos colaboradores para que realmente estejam felizes com seu trabalho.

Assim, com esse novo ambiente, surgem novas necessidades e assim uma grande demanda que cresce cada vez mais e que é igualmente bem compensada, são as habilidades soft skills, as 10 principais habilidades soft skills são agrupadas e nomeadas habilidades do futuro.

A capacitação para desenvolvimento dessas habilidades permite que você esteja mais alinhado com o ambiente cultural da empresa, criando uma boa relação e permitindo seu desenvolvimento dentro da empresa, melhorando a eficácia do seu plano de carreira.


Acesso a mercados menos disputados


Com a capacitação, você encontra campos mais específicos que são requisitados, porém ainda não tem suficientes profissionais disponíveis. A solução das empresas é contratar e capacitar o funcionário nessa área, um processo extenso e de alto custo para a empresa.

Logo candidatos que já tenham esse campo trabalhado, tem um alto destaque podendo facilmente escolher qual a vaga de emprego que mais se alinha com seus interesses.


Como posso começar a me capacitar


Para estar pronto para concorrer no mercado em busca de vagas, primeiro é necessário que você conheça as vagas do seu campo e saiba se posicionar justamente na qualificação

delas.

Isso pode ser atingido utilizando o linkedin, rede social orientada para trabalho.

Depois disso, é importante trabalhar as áreas em demanda no seu campo e por fim, aplicar tudo isso no seu currículo. Se você quer montar ou atualizar seu currículo mas tem dificuldade, não se preocupe! Nós separamos alguns cursos ministrados pela Google para te ajudar nesse processo e em muito mais da sua jornada de capacitação. Boa sorte!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo