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Octalysis, o framework de Gamificação que você precisa conhecer!

Atualizado: há 6 dias



O que é o Octalysis?


Criado por Yu-Kai Chou, o Octalysis é um framework que auxilia no desenvolvimento de gamificações. Em sua essência, ele visa o Desenvolvimento Focado em Humanos (Human-Focused Design) para gerar maior motivação e engajamento daqueles que forem alvo do que está sendo desenvolvido.


Se você ainda não sabe o que é gamificação, aconselho que leia nosso texto "O que é gamificação e como ela pode mudar a sua vida" antes de prosseguir com a leitura.


Como o nome sugere, o Octalysis é composto por 8 Core Drives que motivam as pessoas a realizarem atividades específicas. Alguns dão inspiração e empoderamento, enquanto outros manipulam e geram obsessão, mas todos tem o fator comum de engajamento e "prender" as pessoas em uma determinada ação.


Mas esses Core Drives não surgiram do nada. Após mais de 10 anos de estudos e pesquisas acerca da gamificação e dos jogos, Yu-Kai Chou percebeu que eles eram a relação que os jogos tinham entre si. E nada mais puro para servir de base de uma gamificação do que os próprios jogos.


Os 8 Core Drives da Gamificação


Nem todos Core Drives estão em uma gamificação, mas toda gamificação possui pelo menos 1 deles. Eles criam motivações diferentes e tem maior influência sobre tipos de players diferentes, mas todas ações humanas são baseadas neles, de acordo com Yu-Kai Chou. (Player é a forma como os participantes de uma gamificação são chamados)


Significado Épico & Chamado (Epic Meaning & Calling)


Esse é o core drive relacionado ao sentimento de estar fazendo algo maior ou de ser "o escolhido" para fazer aquilo. Ele pode ser visto nas pessoas que gastam seu tempo na manutenção de fóruns ou na contribuição de projetos Open Soure, elas se motivam pela crença de estar fazendo algo em prol da comunidade.


Esse sentimento também surge em jogos, quando a pessoa tem "sorte de principiante" e, a partir disso, acredita que possui algo especial, que outros jogares não possuem.


Desenvolvimento & Realização (Development & Accomplishment)


O Desenvolvimento & Realização é referente à sensação de progresso, desenvolver habilidades e, futuramente, superar desafios e realizar conquistas. O desafio e conquista são muito importantes, pois um emblema/troféu perde todo seu significado sem eles.


Esse core drive é o mais fácil de se trabalhar com e, por isso, a maioria das gamificações com PBL (Points, Badges and Leaderboard) focam nele.


Empoderamento da Criatividade & Feedback (Empowerment of Creativity & Feedback)


O Empoderamento da Criatividade & Feedback ocorre quando a pessoa entra em um processo criativo, onde ela precisa descobrir coisas novas e tentar combinações diferentes para chegar a um resultado.


O feedback desse resultado também é de extrema importância, porque, além de se expressar, as pessoas também precisam sentir que chegaram à algo, para poderem continuar trabalhando a partir disso.


Um exemplo disso são as peças de lego, que podem ser montadas e desmontadas diversas vezes para se chegar em resultados diferentes.


Propriedade & Posse (Ownership & Possession)


A Propriedade & Posse é o core drive relacionado ao sentimento de possuir algo. Quando uma pessoa acredita que tem algo ela, inconscientemente, sente necessidade de possuir mais e coisas melhores.


É possível encontrar esse drive em diversos exemplos, no acumulo de riquezas, nos bens virtuais e até no tempo gasto para personalizar um personagem ou um ambiente virtual. Quanto mais você se esforça para desenvolver ou conquistar algo, mais apegado a isso você fica.


Quem nunca quis guardar um trabalho de colégio por ter passado horas e horas fazendo ele..?


Influência Social & Afinidade (Social Influence & Relatedness)


Esse core drive se refere a todos elementos sociais que influenciam uma pessoa, incluindo: tutoria, aceitação, responsabilidades sociais, companheirismo, assim como competição e inveja.


Ele ocorre quando uma pessoa vê algo que gera um sentimento de nostalgia ou quando um amigo conquista algo grandioso e ela se sente motivada a fazer o mesmo. Ele também está presente no sentimento de socialização, se aproximar de outras pessoas, lugares e ir em eventos.


Escassez & Impaciência (Scarcity & Impatience)


A Escassez & Impaciência está ligada a ação de esperar por algo que ainda não se pode ter. É muito comum em jogos mobile, onde é preciso esperar de 5 à 10 minutos para construir algo ou para ganhar mais uma vida e continuar jogando.


Esse core drive foi utilizado pelo Facebook em seu início: a princípio era uma social apenas para Harvard. Depois abriu para outras universidades de prestígio e, eventualmente, todas universidades. Por fim, quando foi aberto para público, muitas pessoas estavam ansiosas para utilizá-lo, porque antes não podiam.


Imprevisibilidade & Curiosidade (Unpredictability & Curiosity)


A Imprevisibilidade & Curiosidade é o core drive relacionado a vontade de querer descobrir o que vai acontecer. Quando uma pessoa não sabe o que vai acontecer, ela fica com aquilo na cabeça e pensa no assunto diversas vezes.


Esse core drive é o fator primário por trás do vício em apostas, mas também responsável por coisas mais cotidianas como a vontade de assistir mais um episódio de uma série ou ler mais um capítulo de um livro.


Perda & Prevenção (Loss & Avoidance)


Por fim, a Perda & Prevenção é baseada na necessidade de se evitar que algo ruim aconteça. Pode ir desde perder o progresso em uma missão até perder tudo que havia sido desenvolvido até o momento.


É possível ver esse drive em diversos jogos, como no modo Hardcore do Minecraft, onde o mundo do jogador é apagado caso ele morra. De forma mais leve, o jogo Legends of Runeterra possui cartas Efêmeras que somem ao final do turno do jogador.


Lado esquerdo do Cérebro vs Lado direito do Cérebro (Left Brain vs Right Brain)


Os 8 Core Drives do Octalysis também podem se divididos de acordo com sua posição no octágono.


Os drives do lado direito são chamados Right Brain Drives e estão ligados a criatividade, forma de expressão e aspectos sociais.


Já os drives do lado esquerdo são chamados Left Brain Drives e estão relacionados lógica, cálculos e posse.


Essa divisão de lados também atinge diretamente nos tipos de motivação dos drives, sendo os Right Brain Drives motivadores intrínsecos, que motivam a pessoa devido a um incentivo externo, e os Left Brain Drives motivadores extrínsecos, que motivam a pessoa devido ao sentimento interno que foi criado, um desejo de realizar aquilo.


Diferenciar os tipos de motivação dos drives é muito importante porque diversas pesquisas apontam que, apesar de muito utilizadas, as motivações extrínsecas perdem valor quando o incetivo externo é retirado. Em alguns casos, o engajamento do usuário que estava sobre influência desse incetivo diminui.


Para saber mais sobre os tipo de motivação leia nosso post "Como a gamificação pode tornar o aprendizado mais eficaz?", nele comentamos de forma mais aprofundada sobre esse assunto.


Gamificações White Hat & Black Hat


Outra divisão dos Core Drives é a referente as técnicas de gamificação White Hat e Black Hat.


A parte superior do octágono são considerados motivadores positivos, já a parte inferior são considerados motivadores negativos.


Expressar sua criatividade, receber troféus e se sentir ajudando algo maior são ações que trazem alegria a quem as realiza e, se a pessoa está motivada por atitudes assim, ela se sente bem.


Em contra partida, se a pessoa sempre está fazendo algo pelo medo de perder seu progresso, por não saber o que vai acontecer em seguida ou porque existem coisas que ela não consegue adquirir, ainda assim ela está motivada, independente disso trazer uma sensação ruim.


No entanto, é preciso ter em mente que não é porque algo traz uma sensação ruim que não deve ser usado. Uma boa gamificação consegue balancear as técnicas de Black e White Hat para gerar uma melhor experiência para o player.


Exemplos de Gamificação com o Octalysis


Em seu site, Yu-Kai Chao disponibiliza alguns exemplos de gamificações avaliadas a partir do Octalysis. A seguir irei reproduzir os dados disponibilizados e os comentários feitos sobre as avaliações:

Farmville: 414 e, no geral, Left Brain Black Hat;

Diablo III: 284 bem balanceado;

Facebook: 448 com grande inclinação para Right Brain Drives (note que ele tem um objetivo oposto ao de Farmville, se comparados);

Twitter: 267 bem balanceado, porém com inclinações para Right Brain;

Candy Crush: Equilibrado.


Como pode ser visto no texto, o Octalysis é um framework bem completo e complexo, com ele é possível criar diversas gamificações. Caso queira ver alguns exemplos práticos, acesse nosso portfólio!


Mas, acredite se quiser, tudo isso que citei foi referente apenas ao nível 1 dessa ferramenta...


Para saber mais sobre gamificação e seus benefícios fique a vontade para navegar pelo blog, nos seguir nas redes sociais (Linkedin, Instagram e Facebook), ouvir nosso podcast ou entrar em contato conosco!

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