• Orc'estra Gamificação

MEJ: O que é e como funciona o Movimento Empresa Júnior


Você já ouviu falar em MEJ? Uma sigla tão pequena, mas com uma ambição gigante no Brasil: formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país. Composto por alunos de graduação integrantes de empresas juniores, tem como principais valores o compromisso com resultados, sinergia, orgulho de ser MEJ, transparência e postura empreendedora.


Através desses valores, trabalhamos em cooperação, somos transparentes em nossas ações, buscamos gerar valor para a sociedade através de microrrevoluções em diferentes realidades, impactando na economia do país, e nos comprometemos com superação de expectativas, além de apaixonados pelo nosso propósito e pelo movimento em que acreditamos. Inconformismo, visão para oportunidades, pensamento inovador e capacidade de realização são características que nos definem.


O movimento surgiu na França, em 1967, na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais, através da necessidade dos alunos de ter, além da teoria, conhecimentos práticos de como aplicá-la no mercado de trabalho em que atuariam em um futuro próximo. Assim, foi criada a primeira Empresa Júnior (EJ) do mundo, uma associação civil sem fins lucrativos cujo principais objetivos são aproximar o mercado de trabalho do ambiente acadêmico, incentivar a inovação e o empreendedorismo, preparar os universitários para o mercado de trabalho e elaborar projetos na área de formação dos alunos a um preço abaixo do mercado.


O conceito se espalhou, surgindo assim mais Empresas Juniores ao redor do mundo. O MEJ Brasil atualmente é uma referência mundial sendo onde movimento é mais fomentado, abarcando 688 EJs reconhecidas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, trabalhando voluntariamente cerca de 20 mil universitários em 27 federações.

Mas qual impacto desse movimento? Trata-se de uma via de mão dupla, stakeholders que precisam de uma solução para seus problemas, podendo impactar diretamente na sociedade e em seus pilares, e pessoas conectadas por um propósito de ser tão grande quanto o Brasil e capazes de colocar em prática o conhecimento que veem nas universidades, a fim de transformarem o país em um lugar mais ético, educador, competitivo e colaborativo, com instituições mais íntegras, fortes e com valores consolidados. De 2016 até agora, foram 27.000 projetos realizados, com faturamento de 50 milhões em todo o Brasil. Nosso orgulho de ser júnior é o que nos faz gigantes pela própria natureza.

0 visualização

© 2020 por Orc'estra Gamificação. Todos os direitos reservados.

  • iconeFace
  • iconeInsta
  • iconeLinkedin
  • iconEmail
iconeUnB.png