• Orc'estra Gamificação

Impactos da Gamificação

Atualizado: Abr 2



Apesar do nome, gamificação não é criar jogos, mas a utilização de elementos e mecânicas de design de jogos em contextos diferentes.


É utilizada no meio empresarial, educacional ou até mesmo na área da saúde, de forma a melhorar a experiência do usuário, engajá-lo para gerar uma mudança de comportamento, seja ele um funcionário de uma empresa, um estudante, ou apenas uma pessoa que queira realizar uma tarefa de forma mais lúdica.


Importância da gamificação


Para falar disso é necessário falarmos dos jogos. De acordo com Yu-kai Chou...


Os jogos são uma forma de entretenimento presente no mundo todo, mas sua principal característica é sua capacidade de suprir psicologicamente a necessidade de diversão e engajamento de seus jogadores.


Além de ser apresentado para diversos tipos de públicos de diferentes idades e gostos, o que torna os jogos tão interessantes é a grande quantidade de horas que o jogador passa dentro dele apenas por diversão.


Isso ocorre pela liberação de dopamina (substância associada ao prazer) no cérebro durante as experiências que o jogador passa dentro do jogo. O papel da gamificação é aplicar certos elementos de jogos em outro contexto com o intuito de estimular o prazer em atividades que normalmente isso não aconteceria, como no ambiente de trabalho.


A gamificação é uma tecnologia inovadora que, de fato, gera impactos. Sua importância está diretamente ligada com seus benefícios, como: o engajamento do participante, motivação, objetividade nas atividades de trabalho, feedback constante, reconhecimento de sua evolução, desenvolvimento de habilidades, dentre outros.


Além disso, a gamificação pode ser utilizada em vários ambientes e em diversos contextos, assim como dito antes, essa técnica traz impactos no meio empresarial, aumenta o interesse dos alunos no meio educacional, incentiva bons hábitos de alimentação e exercícios na área da saúde.


Esses são apenas exemplos das diversas áreas que a gamificação pode se encaixar e ser aplicada, trazendo grandes impactos e benefícios com ela. É uma área inovadora e ainda estudada, mas que já apresenta resultados, assim se torna uma boa técnica a ser explorada em diversos âmbitos e para várias finalidades.


Para saber mais sobre gamificação e seus benefícios fique a vontade para navegar pelo blog, nos seguir nas redes sociais (Linkedin, Instagram e Facebook), ouvir nosso podcast

ou entrar em contato conosco!


Cases da Orc'estra!


IFC


O Instituto de Fiscalização e Controle está desenvolvendo o projeto Auditoria Cívica, que consta em acompanhar Unidades Básicas de Saúde por todo o Distrito Federal e entorno com o intuito de que toda a população possa investigar e verificar a condição dos postos de saúde e relatar para a Auditoria Cívica.


A Orc’estra Gamificação usou o Desenvolvimento de Aplicativo e Web gamificado junto ao Instituto de Fiscalização e Controle como forma de solução. Dessa forma, o aplicativo permite que o usuário veja na tela de seu smartphone os problemas identificados nas Unidades Básicas de Saúde.


Sendo assim, ele pode ver o que precisa ser corrigido e o prazo de correção de cada item. Além de informar para o IFC se o problema foi de fato corrigido, ele pode informar a existência de novos problemas.


À medida que o usuário vai realizando ações na aplicação, ele vai desbloqueando novas conquistas que podem ser vistas também por outros usuários da mesma cidade, motivando-os a fiscalizar de maneira mais constante e eficaz as unidades de saúde.


Atualmente, o aplicativo encontra-se em fase beta, já disponível na Play Store. Está em constantes testes feitos por usuários selecionados, para que possamos evolui-lo da melhor forma possível.


FACIPLAC


O Projeto consiste em um Treinamento Gamificado para diretoria de tecnologia da FACIPLAC sobre Gestão de Configuração de Software. Para a solução, a Orc’estra dividiu a diretoria de tecnologia em 5 áreas de suma importância, sendo como tema modalidades olímpicas.


Os principais problemas que a Orc'estra Gamificação buscou solucionar, através da gamificação, foram: Aperfeiçoar a aprendizagem trabalhando a motivação dos aprendizes, apresentar o conceito e a aplicabilidade do Controle de Versões na área de TI e proporcionar aos membros da área de TI uma vivência de gamificação.


O resultado foi extremamente positivo. Conseguimos levar conhecimentos sobre tecnologias e inovações para excelentes profissionais da Área, sendo que atualmente os conceitos aprendidos ainda estão sendo utilizados.


Para mais exemplos, dê uma olhada em nosso portfólio.


Autor: Thiago Mesquita. Co-autor: Samuel Ávila e Victor Buendia.

155 visualizações

© 2020 por Orc'estra Gamificação. Todos os direitos reservados.

  • iconeFace
  • iconeInsta
  • iconeLinkedin
  • iconEmail
iconeUnB.png