• Orc'estra Gamificação

Gamificação após a pandemia: é possível usá-la nesse novo cenário?

A partir dos relatórios de imunização do projeto Our World in Data, identifica-se um cenário com menos restrições para com o vírus da covid. Assim, é importante estudar quais os próximos passos para a volta presencial considerando todas as mudanças iniciadas e/ou exponenciadas pela pandemia. Entre elas, tem-se: a alta aceitação do trabalho remoto/ híbrido, busca por maior qualidade de vida e digitalização do mundo.





O trabalho remoto, realidade em diversos setores, teve uma recepção muito boa por grande parte da população devido aos benefícios providos como: redução de custos, redução de tempo de deslocamento e muito mais. Apesar disso, com o incidente da queda dos servidores da Meta (facebook) foi possível identificar que nem sempre o trabalho 100% remoto é ideal tanto para empresa quanto para seus membros, trazendo o modelo híbrido.

O sistema de lockdowns implementado em múltiplos países trouxe impactos negativos em vários cenários, porém iremos abordar o psicológico. Esse cenário prolongado gerou o aumento de casos de ansiedade, depressão e suícidio como aponta Francisco Nogueira (psicólogo e psicanalista). Porém com esse ambiente, surgiram diversas iniciativas com o intuito de trabalhar o impacto psicológico das vítimas da pandemia. Por fim, essas iniciativas proporcionaram as sementes para a busca de uma qualidade de vida maior.

A digitalização do mundo é um processo que ocorre a muito tempo, e recentemente teve seu novo boom, com a modificação do nome da empresa Facebook para Meta, que possui foco em estabelecer um universo totalmente digital, ainda mais globalizado que o presente. Essa proposição foi apoiada pela digitalização de moedas com o aumento da aceitação de criptomoedas, o que pode ser confirmado pelo Bitcoin, ao atingir seu all time high em meio à pandemia.

Diversas mudanças ocorreram, mas o que elas têm em comum? O indivíduo, a forma de interagir entre si, a forma de trabalhar, a forma de viver está mudando e é preciso se adaptar. Para tanto, inovações devem ser criadas para atender essas novas demandas.

A inovação que queremos apresentar é a reintrodução da gamificação, passando o cenário digital de aplicativos/jogos e entrando nas vidas das pessoas por completo.

Por exemplo, quais os principais cores drives que o Metaverse trabalha? Com uma rápida análise podemos identificar, Epic Meaning onde você pode ser dono de um universo e desenvolver ele do seu único jeito, Social Influence pela acessibilidade provida para comunicação com pessoas de todo mundo com um sentimento ainda mais real, Empowerment pois você literalmente pode ter um universo para inovar e explorar.


Quer saber mais sobre gamificação e como ela tem um grande papel no seu dia a dia? Cheque nosso instagram orcestragamificacao.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo