• Orc'estra Gamificação

Como Aumentar a fidelização de clientes com gamificação



Conquistar um novo cliente custa mais do que manter um pré-existente, clientes pré-existentes gastam mais do que novos, os argumentos são diversos, porém não há contradição quando se fala na importância de manter um programa de fidelização, aumentando o lucro e criando uma base maior de usuários.

Vários programas de fidelização existem atualmente, porém nessa época digital torna-se cada vez mais difícil manter seus clientes seja em site, seja em aplicativos. Tudo isso, se deve ao alto número de produtos similares disponíveis, gerando ondas de popularidade para certos aplicativos que, podem prosperar e criar uma relação simbiótica com seu público, ou, podem ter seus "cinco minutos de fama" e nunca mais serem vistos.


A grande diferença está na metodologia aplicada no programa de fidelização. Uma técnica que é altamente explorada é a utilização de gamificação no programa de fidelização, seguindo diversos frameworks como Octalysis ou 6D.




Mas como eu faço para minha estratégia funcionar?


Existem infinitas maneiras de personalizar o serviço de forma que fique com a cara da sua empresa! Se quiser saber mais sobre essa personalização veja nosso serviço sobre design de gamificação.

Para você entender algumas formas de aplicação, separamos 4 maneiras de aplicar gamificação no seu processo de fidelização


1 - Mantenha o senso de Significado na jornada de seus usuários

Os clientes dessa nova época não se importam apenas com recompensas monetárias e/ ou descontos. Cada vez mais, a relação com a empresa é baseada nos valores, missão e outros fatores da empresa.

Assim, para estabelecer uma base leal de usuários, é necessário a personalização do seu serviço, de forma que suas recompensas e atividades no programa de fidelidade estejam em par com os gostos do seus clientes. O elemento chave dessa primeira aplicação é conhecer seu público-alvo extensivamente.


2 - Recompensa clientes quando atingirem novos níveis de lealdade

Um dos módulos do framework octalysis é o senso de realização. Assim, ferramentas para controle de progresso criam o laço para fidelizar o seus clientes. Além disso, a incorporação de milestones (objetivo mais significativo e desafiador) e barras de progresso podem mudar constantemente, alinhando-se com os objetivos da empresa no período.

Essas ferramentas criam a relação no cliente de quanto mais leal ele for com a sua empresa, mais ele vai ser recompensado. Para o sucesso dessa aplicação é necessário elementos visuais, é muito importante deixar claro para o usuário onde ele está e quanto falta para o próximo rank.


3 - Gere Conteúdo Interessante para engajar clientes

É óbvio quando dito em voz alta, porém a criação de experiências únicas inusitadas e desafiadoras conquista seus clientes, e em extremo os transformando em defensores da marca.

Exemplos simples dessa aplicação são: desafios com recompensas de badges exclusivos, utilização de quizzes, deixar o próprio cliente criar elementos e muito mais!

Um exemplo de caso bem legal é o aplicativo NikeFuel app, que permite sincronizar acessórios da Nike com o aplicativo. Dessa forma, gera-se uma alta quantia de dados que enriquecem próximas campanhas de marketing. Para manter o usuário com mais tempo de tela, o aplicativo pode ser linkado com redes sociais e possui desafios e millestones que encorajam a usar mais produtos da marca e buscar mais recompensas.


4 - Ofereça recompensas baseado na experiência

Como já trouxemos, um grande motivo para o sucesso de programas de fidelização, é o senso de relação e significado que o cliente enxerga na empresa.

Recompensas personalizadas criam uma relação longa e duradoura.

Um exemplo dessa 4 aplicação é a marca Reebok. Eles convertem possíveis clientes em defensores da marca através da concessão de treinos personalizados e eventos exclusivos. Isso só é possível ao escutar os feedbacks dos usuários.



Leia e Aplique!

Mais de 50% dos usuários de programas de fidelização são inativos. Aproveite essa chance e utilize as técnicas mostradas para se destacar, pois como falamos o mercado possui diversos aplicativos com a mesma funcionalidade, o seu diferencial é o que fará seu programa crescer e ter mais do que apenas "cinco minutos de fama".

Ficou com dúvidas e quer entender mais sobre como melhorar seu programa de fidelidade? Entre em contato conosco!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo