• Orc'estra Gamificação

Aprenda a definir objetivos realistas

Quando vamos definir objetivos, é bem comum traçarmos objetivos que não sejam realistas e que muitas vezes acabam sendo abandonados. Ao final de 2021, muitos de nós irão pensar em um ano 2022 melhor e traçar objetivos de ano novo: ganhar mais dinheiro, emagrecer, ser mais feliz. O problema disso é que, pelo calor do momento, acabamos definindo metas que são muito abstratas e genéricas. Dessa forma, é muito fácil deixar tudo cair no esquecimento.

Assim, é de fundamental importância dar um passo atrás e realizar uma definição de alvos mais assertiva para que você consiga traçar um caminho mais claro até o alcance desse objetivo.


Uma meta sem plano é só um desejo.

A definição de objetivos é um processo que começa um pouco antes da escolha das nossas metas. Esse processo tem início na definição de um horizonte, de onde nós queremos estar. Aqui é importante ter em mente que isso implica priorizar o que é importante para nós enquanto indivíduos. Sabendo o que importa ou não na nossa vida pessoal ou profissional, fica mais fácil traçar objetivos alinhados com aquilo que esperamos dessas esferas das nossas vidas. Você tem quantia limitada de tempo e energia, portanto, quando se espalha, acaba disperso demais e não alcança nada.


Definindo um horizonte

A maneira mais fácil de definir seu horizonte é respondendo a uma

pergunta que traz foco para você. Essa pergunta traz um grande resultado que você almeja e é específica. A resposta dessa pergunta é de onde você deve começar a traçar seus objetivos realistas. Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer hoje para [aquilo que quiser alcançar] de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou até desnecessário? Um exemplo de aplicação seria: Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer hoje para perder 10kg em 6 meses de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou até desnecessário? Repare que a pergunta é específica, mencionando quantos quilogramas quero perder e em quanto tempo, mas ao mesmo tempo é desafiadora e grande, porque perder 10 quilos não é simples.

A resposta para a sua pergunta foco vai depender da sua vida e seu contexto. Algumas opções de resposta são: se alimentar melhor, se exercitar mais, fazer uma cirurgia estética, dentre outras. O importante é que você escolha UMA única coisa. Essa é a atividade que vai tornar o resto mais fácil ou desnecessário. Por que é importante escolher apenas uma coisa? De acordo com o Princípio de Pareto — sugerido pelo consultor de negócios Joseph Moses Juran, que fez uso das observações de Pareto em seus trabalhos com gestão de qualidade — 80% dos resultados que produzimos vêm de 20% das coisas que fazemos. É pensando nisso que se faz importante escolher uma única coisa, porque o alcance dos objetivos que você vai traçar está diretamente relacionado com o quanto você conseguiu conectar o que você faz com o que você quer. Não se engane. O segredo do sucesso é ser simples. Não adianta ter várias metas que não serão alcançadas. Tenha apenas uma que você realmente vai conseguir tornar realidade.


Definindo seus objetivos

Vamos supor que no exemplo anterior a resposta da minha pergunta foco é "me exercitar mais". Com isso, eu concluo que Eu me exercitar fisicamente é a ÚNICA coisa que posso fazer hoje para perder 10kg em 6 meses de modo que, ao fazê-la, o restante se torna mais fácil ou até desnecessário.


Agora que você tem um horizonte traçado da sua intenção original (que é emagrecer), você está apto a traçar de fato seus objetivos. Para construir objetivos realistas, você precisa pensar grande, tomar pequenos passos e subir rapidamente nesse processo. Com o intuito de elencar metas que te ajudem a alcançar seu objetivo, você pode utilizar a metodologia SMART.

SMART é uma palavra do inglês que significa "inteligente", então você precisa sempre traçar metas inteligentes. Além disso, essa palavra representa uma acrônimo para as seguintes palavras:

  • S: Specific (Específica)

  • M: Measurable (Mensurável)

  • A: Achievable (Alcançável)

  • R: Relevant (Relevante)

  • T: Time-based (Temporal)

É importante que as suas metas sejam sempre específicas, ou seja, é preciso ficar claro o que precisa ser feito. A partir dessa especificidade, você precisa garantir que ela seja mensurável também, assim consegue medir ao longo do processo se está ou não alcançando seu objetivo.

Também garanta que sua meta seja alcançável e realista, porque se for impossível de ser alcançada, não vai resultar no seu objetivo também. Saiba, além disso, se a meta é relevante para você — por isso definimos o nosso horizonte no início, para garantir que as metas que definamos sejam importantes.

Por fim, delimite o tempo dessa meta para que você consiga traçar um parâmetro de sucesso a partir de um determinado alcance desse indicador.

Trazendo novamente o exemplo que estamos vendo em uma visão mais holística:

  1. INTENÇÃO: Emagrecer 10kg em 6 meses

  2. HORIZONTE: Fazer mais exercícios físicos

  3. OBJETIVO: Ir à academia 3 vezes na semana por 6 meses

Você pode ter mais de um objetivo por horizonte, mas não é recomendado ter mais de dois objetivos. Isso porque você vai começar a dispersar o seu foco e aumentar sua chance de fracassar no alcance dos objetivos.

Se na definição do seu horizonte, com a pergunta foco, você concluiu que se exercitar fisicamente é o que mais contribui com seu emagrecimento, naturalmente você vai começar a ter uma rotina de sono para acordar cedo e ir para a academia, vai comer melhor por estar mais saudável e disposto a cozinhar sua própria comida, e assim vai. Um efeito dominó começa, mas você só precisa derrubar a primeira peça, não todas elas.

Depois disso, é só você recomeçar o processo pensando em uma nova intenção que você queira: ganhar mais dinheiro, mudar de emprego, aprender a desenhar...


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo