• Orc'estra Gamificação

Impactos da Gamificação


Apesar do nome, gamificação não é o ato de criar jogos ou algo nesse meio. Gamificação é a utilização de elementos e mecânicas de design de jogos em outros contextos, que não seja entretenimento puro. É utilizada no meio empresarial, educacional ou até mesmo na área da saúde, de forma a melhorar a experiência do usuário em certas atividades, engaja-lo para tal atividade, seja ele um funcionário de uma empresa, um estudante, ou apenas uma pessoa que queira realizar uma tarefa de forma mais lúdica. Mas, qual é a importância da gamificação?

Para responder essa pergunta é necessário levar em consideração os jogos. Eles são uma forma de entretenimento utilizada em todo o mundo, mas sua principal característica é sua capacidade de suprir psicologicamente a necessidade de diversão e engajamento de seus jogadores. Além de serem apresentados para diversos tipos de públicos de diferentes idades e gostos. O que torna os jogos tão interessantes, é a grande quantidade de horas que o jogador passa dentro do jogo, apenas por diversão. Isso ocorre pela liberação de dopamina (substância associada ao prazer) pelo cérebro durante as experiências que o jogador passa dentro do jogo. O papel da gamificação é aplicar certos elementos de jogos para sentir prazer em atividades que normalmente não contaria com isso.

A gamificação é uma técnica inovadora, e, que, de fato gera impactos, sua importância está diretamente ligada com seus benefícios, como por exemplo o engajamento do participante, motivação, objetividade nas atividades de trabalho, feedback constante, reconhecimento de sua evolução, desenvolvimento de habilidades, entre outros. Além disso a gamificação pode ser utilizada em vários ambientes e em diversos contextos, assim como dito antes, essa técnica traz impactos no meio empresarial, aumenta o interesse dos alunos no meio educacional, incentiva bons hábitos de alimentação e exercícios na área da saúde.

Esses são apenas exemplos da grande área que a gamificação pode se encaixar e ser aplicada, trazendo grandes impactos e benefícios com ela, é uma área inovadora e ainda estudada mas já com resultados, assim se torna uma boa técnica a ser explorada em diversos âmbitos e para várias finalidades.

Ficou interessado? Seguem alguns exemplos práticos do nosso próprio case:


IFC

O Instituto de Fiscalização e Controle está desenvolvendo o projeto Auditoria Cívica, que consta em acompanhar Unidades Básicas de Saúde por todo o Distrito Federal e entorno. Com o intuito de que toda a população possa investigar e verificar a condição dos postos de saúde e relatar para a Auditoria Cívica.

A Orc’estra Gamificação usou o Desenvolvimento de Aplicativo e Web gamificado junto ao Instituto de Fiscalização e Controle como forma de solução. Dessa forma, o aplicativo permite que o usuário veja na tela de seu smartphone os problemas identificados nas Unidades Básicas de Saúde. Sendo assim, ele pode ver o que precisa ser corrigido e o prazo de correção de cada item. Além de informar para o IFC se o problema foi de fato corrigido, ele pode informar a existência de novos problemas. A medida que o usuário vai realizando ações na aplicação ele vai desbloqueando novas conquistas que podem ser vistas também por outros usuários da mesma cidade, os motivando a fiscalizar de maneira mais constante e eficaz as unidades de saúde.

Atualmente o aplicativo encontra-se em fase beta, já disponível na Play Store. Está em constantes testes feitos por usuários selecionados, para que possamos evoluí lo da melhor forma possível.


FACIPLAC

O Projeto Consta em um Treinamento gamificado para diretoria de tecnologia da FACIPLAC sobre Gestão de Configuração na área de tecnologia.

Para a solução a Orc’estra dividiu a diretoria de tecnologia em 5 áreas de suma importância sendo como tema modalidades olímpicas. Os principais objetivos que a Orc'estra Gamificação apresentou soluções, através da gamificação, foram: Aperfeiçoar a aprendizagem trabalhando a motivação dos aprendizes, apresentar o conceito e a aplicabilidade do Controle de Versões na área de TI e proporcionar aos membros da área de TI uma vivência de gamificação.

O resultado foi extremamente positivo, conseguimos levar conhecimentos sobre tecnologias e inovações para excelentes profissionais da Área. Sendo que, atualmente os conceitos aprendidos ainda estão sendo utilizados.


Para mais exemplos, dê uma olhada em nosso portfólio.

34 visualizações0 comentário